18 de mai. de 2009

Games Disney: jogos lançados no Brasil

Em 1983, a Polivox, que detinha os direitos da Atari no Brasil, planejou o lançamento do jogo A Lancha do Pato Donald (Donald Duck's Speedboat) para o Atari 2600. Se o jogo foi realmente lançado ou ficou apenas no catálogo da Polivox não se sabe. Não oficialmente o game foi com toda certeza lançado por outras empresas que faziam "cartuchos compatíveis" com o popular console.

O interessante é que, apesar de vários protótipos desenvolvidos, caixinha pronta e até de fazer parte de pelo menos um catálogo europeu, o jogo também nunca foi comercializado (oficialmente) no exterior. Sites especializados como Atari Protos (Matt Reichert) e Atarimania revelam que o Pato era parte de uma série de jogos Disney que incluíam The Soccer's Aprendice, Dumbo's Flying Circus e Snow White. Deste apenas The Soccer's Apprendice foi lançado. Não se sabe se também foi lançado oficialmente no Brasil pela Polivox, mas também chegou ao país em cartuchos "genéricos", entitulado apenas como Mickey.

Nos anos 90 a Tec Toy lançou no Brasil os games Disney mais conhecidos, para os consoles Master System, Mega Drive e Game Gear. Jogos como Castle of Illusion, Lucky Dime Caper, World of Illusion e Quack Shot foram grandes sucessos e estamparam capas e pôsteres de revistas de games, em um período em que os personagens stardard ainda eram muito conhecidos dos desenhos animados, mas, principalmente, dos quadrinhos. Mesmo com o lançamento de novas plataformas, algumas da própria SEGA, a Tec Toy continuou apostando em games Disney para os seus consoles de 8 e 16 bits, porém sem o mesmo sucesso. Alguns parecem nunca ter sido lançados oficialmente no Brasil, como o impressionante Mickey Mania e Goofy's Hysterical History Hour (em que o Prof. Ludovico aparece). O fórum de games Sega Brasil tem se esforçado em listar todos os jogos lançados pela empresa que, infelizmente, parece não possuir ou não querer fornecer esses dados.

Talvez ainda mais obscuro que o Pato Donald da Polivox tenham sido os jogos lançados pela Playtronic, uma união entre a Gradiente e a Estrela que trouxe o Nintendo (tardiamente) ao Brasil. O colecionador Norian Munhoz Júnior explica que "os cartuchos de Nintendo 64 são fáceis de identificar, porque vem escrito em português na frente, agora, a primeira leva de cartuchos de NES e Super NES, o label é o mesmo do americano, só muda a adesivo atrás que vinha em portugues. A caixa vinha com o logo da Playtronic, mas é dificil encontrar cartuchos com caixa.". Outro fórum, do site Nes Archive, também tem feito o possível para listar todos os lançamentos da Playtronic.

Depois das iniciativas da Tec Toy e da Playtronic apenas jogos Disney para Windows chegaram ao Brasil oficialmente. Infelizmente a Disney parece nunca ter pensado em desenvolver nenhum jogo Disney brasileiro (por exemplo, com o Zé Carioca). O jogo Férias Frustradas do Pica-Pau que a Tec Toy projetou e lançou para Master System e Mega Drive é exemplo do que poderia ter sido feito. Nos últimos anos os principais jogos Disney são relacionados aos filmes animados. Talvez consoles como o Nintendo DS, oferecessem possibilidades interessantes para novos jogos com os personagens standard que poderiam, porque não, ser desenvolvidos e projetados no Brasil.

Could you imagine a Disney game starring Joe Carioca? Well, I do! Altough many Disney games were released officialy and successfully on Brazil, actual production of Disney games seens to be a subject that was not even discussed. Tec Toy, who launched games as Castle of Illusion and Quack Shot, developed a Woody Woodpecker game for Sega's Master System and Mega Drive (brazilian Genesis) on the 90's, proving that there was know-how for such kindy of project. If a brazilian Disney game was never developed, there is at least one game that SEENS to be released officilaly just on Brazil. Atari Protos (Matt Reichert) and Atarimania reveals that A Lancha do Pato Donald (Donald Duck's Speedboat), developed on the early 80's for Atari's 2600 child line was archived with two others Disney games: Snow White and Dumbo's Circus. From this line, just The Soccer's Apprendice was released on USA. But the game is present on a 1983 catalog by Polivox, who represented oficcilaly Atari on Brazil. If the game was really launched officially nobody knows.

Lista de games Disney conhecidos lançados oficialmente no Brasil para consoles/List of known Disney Games oficially launched on Brazil (computer games not listed):

Polyvox:

Atari 2600:

- A Lancha do Pato Donald (Donald Duck's Speedboat)

Tec Yoy:

Game Gear:

- Disney's Aladdin
- Disney's Ariel: The Little Mermaid
- Castle of Illusion estrelando Mickey Mouse
- Deep Duck Trouble estrelando Pato Donald
- Land of Illusion estrelando Mickey Mouse
- Disney's The Lion King
- Lucky Dime Caper estrelando Pato Donald
- Disney's Tale Spin

Master System:

- Disney's Aladdin
- Disney's Ariel: The Little Mermaid
- Disney's Bonkers: Wax Up!
- Castle of Illusion estrelando Mickey Mouse
- Deep Duck Trouble estrelando Pato Donald
- Disney's Jungle Book
- Land of Illusion estrelando Mickey Mouse
- Legend of Illusion
- Disney's The Lion King
- Lucky Dime Caper estrelando Pato Donald
- Mickey's Ultimate Challenge

Mega Drive (Genesis):

- Disney's Aladdin
- Disney's Ariel: The Little Mermaid
- Disney's Bonkers
- Castle of Illusion estrelando Mickey Mouse
- Disney's Donald in Maui Mallard
- Fantasia
- Great Circus Mystery estrelando Mickey & Minnie Mouse
- Disney's Jungle Book
- Disney's Pocahontas
- Disney's Pinocchio
- Quack Shot estrelando Pato Donald
- Disney's Tale Spin
- Disney's Toy Story
- World of Illusion estrelando Mickey Mouse & Pato Donald

Playtronic/Gradiente:

NES:

- Chip n' Dale
- Chip n' Dale 2
- Ducktales 2
- Mickey's Safari in Letter Land

Super NES:

- Disney's Aladdin
- O Rei Leão (Disney's The Lion King)
- Maui Mallard in Cold Shadow
- Mickey Mania: As Eternas Aventuras de Mickey Mouse (Mickey Mania: Mickey's Ultimate Challenge)
- Mogli, O Menino Lobo (The Jungle Book)
- The Magical Quest Starring Mickey Mouse

Nintendo 64:

- Donald Duck - Going Quacker's

Para saber mais/To know more:

http://www.atarimania.com/
http://www.atariprotos.com/
http://www.classicgaming.com.br/
http://www.disney-megadrive.com/
http://www.sega-brasil.com.br/forum/
http://www.nesarchive.net/

Guia de Games Disney por plataforma/Disney Games Guide by platafform:

https://dl.dropbox.com/u/77714328/games_disney.txt
Agradecimentos/Thanks to: Norian Munhoz Júnior, Fórum Sega Brasil

A listagem e o artigo serão atualizados sempre que novas informações forem descobertas./Article and list will be update as far as I get new infos.

Nenhum comentário: